domingo, 21 de setembro de 2014

As grandes uvas tintas - Grenache






Esta cepa de origem espanhola e é cultivada em todos departamentos meridionais franceses. Dá seus melhores resultados em colinas secas de pedregosas. É a principal cepa tinta na Espanha e frequentemente completa a Syrah na Austrália.

O vinho à base de Grenache é rico em álcool, capitoso e com pouca acidez. Sua faculdade de se oxidar é explorada na elaboração dos vinhos doces naturais. Na França, para obter vinhos de guarda, a Grenache frequentemente é associada à Mourvèdre e à Syrah. Na Espanha, ela dá vinhos leves na Rioja e mais consistentes na região de Valladolid. 

domingo, 14 de setembro de 2014

As grandes uvas tintas - Gamay






É uma cepa que surgiu na região de Beaujolais e produz um vinho tinto leve, amplamente imitado no mundo.

A Gamay ama os terrenos graníticos. O vinho procedente da Gamay é leve, rico em aromas primários e com sabor de frutos maduros. É pouco tânico e frequentemente ácido. 

domingo, 7 de setembro de 2014

As grandes uvas tintas - Cabernet Franc


Esta cepa é próxima da Cabernet-Sauvingnon sem ter seu brilho. Cultivada principalmente ao redor de Bordeaux na França. Sua maturidade precoce permite permite plantá-la mais ao norte que a Cabernet-Sauvignon.

Ela produz vinhos com aromas frescos e frutados, com gosto característico de fruto maduro. Nos Bordeaux, essa cepa é associada à Merlot e a Cabernet-Sauvignon, é quase sempre minoritária. Em compensação nos vinhos do Vale do Loire, ela domina as outras cepas eventuais.

Um vinho contendo somente Cabernet Franc é relativamente leve e para beber rapidamente.

Fonte: O Grande Larousse do vinho