domingo, 29 de junho de 2014

Mergulhe no mundo da cerveja - Parte 1 - História da bebida

A cor do vinho

"Vinho tinto é a bebida resultante da fermentação do suco ou mosto extraído de uvas pretas ou tintas no qual é imperativo que haja maceração das cascas no mosto com a finalidade de se atribuir cor e sabor à bebida.

A polpa da fruta, tanto da uva branca quanto da uva preta é clara, quando prensada esta polpa dá origem a um suco turvo considerado “branco”. A cor do vinho é obtida de acordo com a forma com que as cascas da uva são usadas. Para tornar o vinho tinto é preciso que as cascas das uvas pretas descansem no mosto, o que é chamado de maceração. A intensidade da cor no vinho tinto depende de dois fatores, primeiro do tipo de uva empregada na sua fabricação e segundo o tempo de maceração das cascas no mosto."




sábado, 28 de junho de 2014

A origem do vinho


O vinho tem grande importância histórica, pois o seu surgimento em tempos remotos tornou-o um produto que acompanhou grande parte da evolução econômica e sociocultural de várias civilizações ocidentais e orientais. Cada cultura conta seu surgimento de uma forma diferente. Os cristãos, embasados no Antigo Testamento, acreditam que foi Noé quem plantou um vinhedo e com ele produziu o primeiro vinho do mundo ("E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha." Gênesis, capítulo 9, versículo 20). Já os gregos consideraram a bebida uma dádiva dos deuses. Hititas, babilônicas, sumérias, as histórias foram adaptadas de acordo com a tradição e crença do povo sob perspectiva.
Do ponto de vista histórico, sua origem precisa é impossível, pois o vinho nasceu antes da escrita. Os enólogos dizem que a bebida surgiu por acaso, talvez por um punhado de uvas amassadas esquecidas num recipiente, que sofreram posteriormente os efeitos da fermentação. Mas o cultivo das videiras para a produção do vinho só foi possível quando os nômades se tornaram sedentários. Existem referências que indicam a Geórgia como o local onde provavelmente se produziu vinho pela primeira vez, sendo que foram encontradas neste local graínhas (sementes) datadas entre 7000 a.c. e 5000 a.c.
Na antiguidade os gregos e depois os romanos passaram atribuir ao vinho lugar importante em suas vidas principalmente em razão do uso religioso.
Na idade média o vinho e a cerveja não eram considerados luxo. A água das cidades nessa época eram impuras e frequentemente essas bebidas eram misturas à agua para deixa-la com gosto melhor para ser consumida.
O vinho estava ligado ao modo de vida mediterrâneo e foi através da igreja que o vinho foi difundido na Europa. Os monges tiveram papel fundamental no comércio e melhoramento do vinho na idade média. Foi em Borgonha na França que começou a se estudar formas de melhorar o vinho a partir da seleção das melhores plantas, dos frutos mais maduros dentre outras técnicas.
A França tornou-se o maior produtor de vinho no século XVII e tinha a região de Bordeaux como de maior importância comercial na época por produzirem os vinhos mais procurados por sua qualidade. Grande parte da produção francesa era destinada à Inglaterra que se tornou o principal polo consumidor fora da França.   
Depois disso o vinho nunca mais perdeu seu lugar como uma das bebidas mais apreciadas em todo mundo.

Referência: Wikipédia e O Grande Larousse do Vinho.
 

Saiba mais sobre vinhos





Apreciar um bom vinho é muito agradável. Porém, alguns detalhes importantes devem ser levados em consideração. Escolher a taça correta, harmonização, e características do vinho são pontos fundamentais para uma boa degustação.
 
Pensando em tudo isso, publicaremos várias dicas sobre vinhos e suas especificidades, para que você possa se aventurar nessa prática tão prazerosa e apaixonante.